Joana Meira "Têm o apoio de todos os que estão de fora"



Começamos hoje com as nossas antevisões ao primeiro UEFA Women’s Futsal Euro, crónica que prometemos trazer com alguma regularidade, com Joana Meira, uma mediática jogadora do futsal feminino nacional e que segundo a mesma na apresentação da sua equipa à FPF, conta com um grande talento de… abrir minis com os dentes.

Joana é a capitã de equipa do CRC Quinta dos Lombos, grande figura da equipa e vista por muitas como peça chave na mesma, acabou por desfalcar o conjunto de Carcavelos esta temporada devido a uma grave lesão. Ainda assim e apesar de submetida a uma operação delicada, poucos dias depois lá estava Joana para apoiar a sua equipa em mais uma batalha.

Mas não foi só o Quinta dos Lombos que se viu privado de Joana Meira uma vez que a jogadora de 25 anos era também nome habitual nas convocatórias da seleção nacional, e uma das possíveis participantes neste primeiro Europeu.

No seu currículo Joana Meira conta já com alguns troféus, mas foi bastante falada quando deu a Taça de Portugal ao Quinta dos Lombos com um remate de área a área. Na altura muitos falavam que foi sorte e que a guarda-redes tinha sido mal batida, mas a verdade é que esta temporada acabou por replicar esse mesmo golo contra o Sporting.

Pela seleção soma 17 internacionalizações, tendo marcado um golo contra o Brasil na final do Mundial.

Sem mais demoras, deixamos a primeira entrevista de antevisão a este UEFA Women’s Futsal Euro realizada pela Zona Técnica (ZT) a Joana Meira (JM), jogadora a quem agradecemos desde já a disponibilidade para participar nesta antevisão e desejamos uma recuperação pouco dolorosa e que volte a pisar as quadras por este país fora o mais cedo possível.

 

ZT - Vai perder o resto da temporada e com isso o Euro graças a uma lesão. Como contraiu essa lesão? No momento percebeu logo a gravidade que seria?

JM - Lesionei-me a primeira vez no primeiro jogo desta época, contra o Sporting. Nesse momento tentei contrariar um pouco o diagnóstico e fazer apenas fisioterapia. Passado dois meses comecei a treinar e voltei a magoar-me e aí percebi que não podia mesmo fugir a operação. Mas valeu a pena o esforço de tentar!

 

ZT - Ainda assim mesmo debilitada, não deixa de seguir o seu Quinta dos Lombos seja para que lado for. O que a faz ser tão fiel e seguidora dessa instituição?

JM - No final da época passada assumi o compromisso de representar o Quinta dos Lombos por mais uma época (2018/2019) por isso, mesmo lesionada, é isso que vou fazer. Infelizmente não posso ajudar as minhas colegas dentro de campo mas penso que a força que se transmite no balneário, nos treinos e mesmo na bancada durante os jogos é igualmente importante. Não se livram de mim assim tão facilmente.

 

ZT - A Joana era um nome habitual nas convocatórias da seleção estes últimos tempos. Como recebeu a notícia de que essa lesão grave a colocava fora deste primeiro Euro?

JM - Fiquei triste obviamente, especialmente por ser o primeiro Euro. Mas sei que vou recuperar bem e ainda tenho muitos anos de futsal pela frente. Não estarei presente neste Euro mas vou continuar a trabalhar para estar nos próximos.

 

ZT - Sendo uma pessoa que já vivenciou esta seleção dentro do grupo, quais sãos os pontos que mais destaca desta seleção? O que acha que as pode ajudar a chegar à glória?

JM - O que mais destaco é o grupo e todo o trabalho que se faz treino após treino. Todos trabalham muito para a equipa estar nas melhores condições possíveis, desde a equipa técnica às jogadoras, e penso que é o culminar de todo esse trabalho que nos vai fazer chegar à vitória do Euro.

 

ZT - Falando agora das nossas internacionais a nível individual, quais as jogadoras que mais destaca das habituais convocadas? Considera que existe alguma jogadora chave na nossa seleção?

JM - Como acabei de referir o que mais destaco é o grupo, todas as jogadoras são importantes e têm muita qualidade por isso penso que não haja uma jogadora chave. Mas se me obrigarem mesmo mesmo a destacar uma jogadora, será a nossa capitã Ana Azevedo, pela jogadora que é dentro e fora de campo.

 

ZT - Olhando para as duas meias-finais, que seleções espera ver na final? E nessa sua final, quem deverá vencer?

JM - Penso que quem vai chegar à final será a Espanha e Portugal. A final vai ser muito disputada seguramente, mas nós vamos ser campeões!

 

ZT - Quer deixar uma mensagem às jogadoras que vão disputar este Euro?

JM - Continuem unidas do princípio ao fim e a trabalhar com compromisso e a jogar com o orgulho em representar Portugal! Têm o apoio de todos os que estão de fora.

 

ZT - E às suas colegas de equipa e aos seus seguidores? Quer também deixar uma mensagem final?

JM - Às minhas colegas digo para aproveitarmos esta paragem que temos agora para preparar a segunda fase da melhor maneira possível. Temos feito um ótimo trabalho e é continuar. Aos seguidores, para continuarem a apoiar-nos como têm feito!

 

E tu, queres deixar também uma mensagem a Joana Meira? Usa a caixa de comentários para o fazer.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade