Rute Duarte! Quem?



Este “Quem?” deve ser a pergunta da grande maioria dos seguidores menos atentos do futsal feminino.

Luís Conceição chamou 14 jogadoras para o duplo confronto com a Rússia, e para além dos nomes habitualmente chamados nas últimas convocatórias estava também o de Rute Duarte, jogadora do GD Valverde.

O Grupo Desportivo de Valverde não está certamente a atingir os resultados que pretendia, tendo apenas 4 pontos à 10ª jornada fruto de 4 empates, mas têm mostrado qualidade, e têm dado muita luta principalmente nos jogos em casa, sendo o Pavilhão de Valverde um local onde nos 5 jogos la realizados, apenas perdeu por 2-0 contra o Benfica e por 3-2 frente ao Quinta dos Lombos, somando com empates os 3 restantes jogos.

Nesta equipa do concelho do Fundão, Rute Duarte tem sido figura de destaque (não só este ano, já no ano passado tinha sido uma das grandes figuras da subida), algo que lhe valeu esta chamada à seleção.

Mas quem é afinal Rute Duarte?

Rute Marisa Fernandes Duarte tem 34 anos e conta com uma carreira repleta de triunfos em vários conjuntos da Beira Baixa, tendo passado por Estrela do Zêzere, AD Fundão, AD Estação e GD Valverde com algumas épocas de paragem pelo meio.

Ao contrário do que muitos dizem e pensam, não, Rute não se vai estrear pela seleção. Muito pelo contrário, uma vez que é curiosamente do grupo de 14 jogadoras a que envergou primeiro as quinas ao peito, uma vez que se estreou pela seleção em 2002.

Conta com 5 internacionalizações, tendo participado no Torneio Internacional de Rio Maior onde marcou um dos 17 golos com que Portugal goleava a Rússia nesse já longínquo ano de 2004, mas o facto de nunca ter saído da Beira Interior fechou-lhe certamente as portas à seleção onde regressa agora depois de mostrar toda a sua qualidade no Campeonato Nacional.

Apesar de ser um nome não habitual nesta seleção, Rute vai ainda assim reencontrar neste balneário uma jogadora com quem já o dividiu no passado, Cátia Morgado, atual jogadora do Sporting CP, que jogou com Rute na AD Fundão e AD Estação, podendo esta ser desde logo um elo de ligação às restantes jogadoras, e tornando esta integração desta jogadora que tantos anos depois regressa à seleção nacional.


Vídeos
Jorge Braz: “O nosso objetivo é vencer o grupo”
Os melhores golos da Jornada 13 da Liga SportZone
Prontas para o segundo teste russo
Golos | Portugal vence Rússia
Corinthians - Magnus Sorocaba | Final da Liga Paulista
Luís Conceição: "Crescer com as melhores"
Os melhores Golos da Jornada 12 da Liga SportZone
Cardinal "não vinha à Seleção há quase dois anos devido a lesões"
Jorge Braz fala de dois testes “extremamente competitivos”
Acqua e Sapone e Nápoles disputam hoje a final da Supercopa de Itália | 19:30h