Após adeus à seleção, Falcão anuncia fim da carreira no futsal em 2018



Aos 41 anos, Falcão anunciou neste domingo que deixará o desporto profissional em 2018.

Uma semana depois de fazer seu jogo de despedida na seleção brasileira diante do Paraguai, em Jaraguá do Sul, o jogador visto como maior nome do futsal de todos os tempos afirmou em entrevista ao "Esporte Espetacular", da TV Globo, que cumprirá compromissos com o Magnus Sorocaba Futsal-Athleta somente até o fim do ano e depois disso irá dedica-se a novas atividades. 

"Profissionalmente, pensando muito, com 41 anos chegou o momento. Me despedi da seleção recentemente e agora vou terminar meus compromissos com o clube. Tenho certeza que ainda farei muitos eventos, mas para me divertir. Profissionalmente é o último ano", disse Falcão, que resumiu a carreira na mesma entrevista: "Tentei ser um exemplo de profissional, minha história é de um legado muito bacana. Triste por não viver esses momentos mais, mas feliz de ter vivido o que vivi e poder incentivar a molecada."

Falcão defendeu a seleção brasileira de futsal durante 20 anos, com 258 partidas e 401 golos marcados. O jogador conquistou o bicampeonato mundial em 2008 e 2012, além de 11 Grand Prix e cinco edições de Copa América com a camisola da verde e amarela.

Somando seleção e clubes, entre jogos oficiais e amigáveis, foram 3 mil golos de acordo com suas contas. Ele foi eleito o melhor do mundo em 2004 e 2008 e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007. Foram 54 títulos por clubes e 24 pela seleção.

Na sua rede social, Falcão já anuncia outras atividades profissionais que deve intensificar nos próximos meses, como eventos, propaganda e clínics de futsal. Ele também tem um canal no Youtube com quase 50 mil inscritos, lançado há apenas uma semana e que promete vídeos às quintas-feiras.

Falcão começou no futsal em 1991, pelo AACC Guapira, clube da Zona Norte de São Paulo. Depois seguiu para o Corinthians, GM/Chevrolet, CA Atlético/Pax de Minas, Rio de Janeiro/Miécimo, São Paulo/Osasco, Banespa, Malwee Futsal, Santos, ADC Intelli/Orlândia, Futsal Brasil Kirin/Sorocaba e, desde 2016, o Magnus Futsal/Sorocaba. Em 2005 teve uma experiência no futebol de 11 no São Paulo, mas atuou somente seis vezes (uma como titular) em três meses e foi campeão Paulista.

A Zona Técnica Futsal agradece ao craque Falcão por tudo o que deu ao Futsal.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 9 da Liga SportZone
(Resumo) Espanha 0-1 Rússia
Goleada do líder Barça Lassa sobre o Palma Futsal (8-1)
As melhores defesas da Jornada 8 da Liga SportZone
Resumo do Portugal 5-1 Espanha
Resumo do Portugal 2-1 Espanha
Os melhores golos da Jornada 8 da Liga SportZone
Primeira entrevista de José Vasconcelos como treinador do Rio Ave
Campeões europeus e vice-campeões da Ásia empatam de novo
Portugal e Japão empatam