Figura da Jornada 12 da Segunda Fase - Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Futsal Feminino



Terminada a 12ª Jornada e ficando a faltar apenas 2 para o final, é hora agora de falar em quem mais se destacou nesta última jornada.

O Quinta dos Lombos recebeu e venceu o Nun’Álvares/IESFafe. Num jogo que opunha duas equipas já sem ambição no título, apenas à procura do melhor resultado possível depois do objetivo da manutenção estar à muito garantido, começaram melhor as da casa com Sara Tavares a marcar aos 9 minutos. Passaram-se 10 minutos, e quando se aproximava o intervalo, Leninha empatou a partida. Chegou assim o intervalo com o 1-1, e logo no inicio da segunda parte, Dricas marcou e colocou o conjunto dos Lombos novamente em vantagem. O resultado não sofreu mais alterações e o Quinta dos Lombos conseguiu assim 3 pontos importantes para um ainda possível 5º lugar.

O líder Benfica tinha uma difícil deslocação ao reduto do Golpilheira. Recorde-se que este Golpilheira chegou a estar em primeiro lugar numa altura inicial desta 2ª fase e previam-se dificuldades para o conjunto encarnado. Em dois minutos loucos, Janice faz primeiro o 0-1, Sarina empata logo de seguida, e Cláudia Costa no minuto seguinte dá novamente vantagem ás encarnadas. O resultado não mais se alterou até ao intervalo e na segunda parte Cláudia Lobo e Sara Ferreira de seguida colocaram o resultado num 1-4. O Golpilheira ainda reduziu por Carolina Ribeiro aos 32’ mas não foi suficiente para impedir que o Benfica levasse os 3 pontos.

No jogo que se previa mais equilibrado nesta jornada, o Vermoim recebia o Novasemente e o equilíbrio ficou mesmo provado com uma igualdade final. Começou melhor o conjunto de Espinho com golo de Pisko, mas Carla Vanessa respondeu pouco depois e levou uma igualdade a 1 para a segunda parte. Na segunda parte voltou a entrar por cima o Novasemente com golo de Lídia e voltou a responder o Vermoim com tento de Maria. Mantendo o que tinha acontecido até aqui, nova vantagem para o Novasemente com golo de Bianca e chegou então a reviravolta do Vermoim por Telma Pereira primeiro e por Cátia Balona depois. Quando se previa que o Vermoim iria mesmo conquistar os 3 pontos, Pisko bisou e colocou a partida novamente igualada, não se registando qualquer alteração no marcador até ao final.

Quem beneficiou com este empate foi mesmo o Sporting que se deslocou a Viana do Castelo para vencer o Santa Luzia, no jogo onde encontramos a figura da jornada. Aos 15 minutos o Sporting vencia já por 0-5, valendo-se de golos de Cátia Morgado, Taninha, Débora Queiroz por duas vezes e Ângela Toste, tendo Dani e Mara Soares nos dois minutos seguintes, tornado o resultado num 2-5. Na segunda parte marcou primeiro Andrea Pinho para o Santa Luzia, tendo respondido Cátia Morgado. Seguiu-se um golo de Leninha, nova resposta de Morgado e outra vez Leninha a fazer o 5-7. Já nos minutos finais, marcou Caty e mais uma vez Cátia Morgado que com um poker onde inaugurou e encerrou o marcador, e onde respondeu com 2 golos em momentos importantes na segunda parte, recebeu a distinção de figura da jornada.

Fique com a entrevista a Cátia Morgado:

 

Marcou 4 golos neste último encontro, alguns deles em momentos importantes. O que sentiu em cada um deles?

Foi um jogo atípico com muitos golos. O mais importante foi termos alcançado os 3 pontos, mas fico muito feliz por ter contribuído com 4 golos.

 

Ficam agora a faltar 2 jornadas para o final, sendo que para serem campeãs precisam de vencer ambos e que o Benfica perca pelo menos um. Acredita que ainda é possível alcançar esse tão desejado título?

Não é fácil quando dependemos de outras equipas para sermos campeãs, mas iremos lutar e acreditar até ao fim.

 

Com os quatro golos desta jornada fica agora a outros 4 do topo da tabela de melhor marcadora desta fase, que é liderada pela sua colega de equipa Taninha. É também um objetivo seu chegar ao topo dessa tabela?

O meu objetivo passa, apenas, por ajudar a equipa a vencer, e conquistar os restantes 6 pontos possíveis.

 

Preveem-se umas ferias mais curtas este ano, com a participação de Portugal na Qualificação para o Europeu, sendo que a Cátia é um nome habitual na seleção, o que espera desse primeiro UEFA Women’s Futsal Euro?

Portugal parte como cabeça de série para esta qualificação, portanto o primeiro objetivo será a qualificação, e posteriormente vencer e repetir o feito dos “nossos meninos” do futsal sénior masculino. Penso que que temos um enorme leque de jogadoras, com muita qualidade e experiência, para poder ganhar a qualquer seleção.

Por isso, não se espera menos, que trazer “o caneco para o nosso Portugal”.

 

Deixe uma mensagem de incentivo aos adeptos para estes últimos dois encontros:

Vão ser duas jornadas importantes, onde tudo pode acontecer, espero que os nossos adeptos e os amantes ao futsal continuem a acompanhar os nossos jogos e a acreditar em nós.

 

E para si, quem foi a Figura da Jornada? Use os comentários para dar a sua opinião


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade