Cristiana Costa radiante por jogar em casa



Jogadora espreita estreia com a camisola das Quinas na sua terra natal. Portugal defronta a Ucrânia esta terça-feira, pelas 20h00, em Angra do Heroísmo.

No nordeste do Oceano Atlântico, ergue-se uma das mais belas ilhas do arquipélago dos Açores: a Terceira. Tem perto de 57 mil habitantes, cria gente humilde e trabalhadora. Entre maio e outubro, transforma-se em ilha da bravura, com populares de todas as idades envolvidos nas tradicionais touradas à corda. Capazes das mais vertiginosas correrias. De provas de tenacidade e superação.

Cristiana Costa, estreante na convocatória da Seleção Nacional A  de futsal feminino, é filha da terra e um bom exemplo disso. Sempre sonhou jogar futsal ao mais alto nível, mas passou por vários emblemas modestos antes de se estrear no principal campeonato nacional. Sem nunca desistir de sonhar.

Passou por clubes como Matraquilhos FC e Marítimo S. Mateus; rumou depois ao campeonato distrital da AF Angra do Heroísmo, sagrando-se campeã regional dos Açores em cinco ocasiões, ao serviço do Clube Desportivo de Posto Santo. Só no início da época 2017/18 é que se mudou para o Sporting CP, onde se tem afirmado na posição de fixo. Pelo meio, concluiu os estudos, começando a trabalhar como Oficial de Justiça.

A Equipa das Quinas, é para Cristiana Costa, "mais uma etapa que queria atingir". "Esta chamada deixou-me naturalmente feliz. É sinónimo de reconhecimento do meu trabalho e dedicação", explicou a atleta, de 23 anos, no final do primeiro treino na armada lusa, em Angra do Heroísmo.

A expectativa de Cristiana Costa "é aproveitar bem a oportunidade", até porque o estágio em Angra do Heroísmo "antecede a qualificação para o Campeonato da Europa".

"É um sentimento especial estar entre as melhores futsalistas portuguesas e, ainda por cima, poder estrear-se na minha terra. Vou dar o melhor de mim para que isso aconteça", afirmou a jogadora.

Questionada sobre os objetivos da Seleção, admitiu que a formação lusa gostava de "aproveitar a embalagem do Europeu masculino" e "ir muito longe na prova".

Jogo frente à Ucrânia esta terça-feira

Portugal joga frente à Ucrânia esta terça-feira, pelas 20h00, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo. Será o primeiro de dois encontros de preparação disputados nos Açores.

Na quarta-feira, Portugal encontra a Seleção Sub-18 masculina da AF Angra do Heroísmo, no Pavilhão Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, às 19h30.

Qualificação para o Europeu arranca em setembro

Estes jogos revestem-se de capital importância para a Equipa das Quinas, que vai disputar entre setembro e outubro de 2018 a qualificação para o primeiro Campeonato da Europa de Futsal Feminino da UEFA. 

Apuram-se apenas quatro seleções para a fase final do Europeu, que arrancará a 14 de fevereiro de 2019.

Programa de atividades da Equipa das Quinas:

18.02.2018 | domingo
15h00 Partida para a Ilha Terceira -  Voo TP 1827
19h15 Chegada à Base Aérea das Lajes

19.02.2018 | segunda-feira
10h30 Treino - Pavilhão Desp. Vitorino Nemésio, Praia da Vitória
17h30 Treino - Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo

20.02.2018 | terça-feira
10h30 Treino - Pavilhão Desp. Vitorino Nemésio, Praia da Vitória
20h00 Jogo Portugal x Ucrânia

21.02.2018 | quarta-feira
19h30 Jogo Portugal x Seleção distrital Angra Heroísmo sub-18, Pavilhão Desp. Vitorino Nemésio

22.02. 2018 | quinta-feira
11h55 Partida para Lisboa  - Base Aérea das Lajes
15h15 Chegada a Lisboa

in: fpf.pt

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade