Portugal sagrou-se pela primeira vez campeão da Europa de futsal ao bater a Espanha por 3-2, após prolongamento,



Portugal sagrou-se pela primeira vez campeão da Europa ao bater a Espanha por 3-2, após prolongamento, na final do UEFA Futsal EURO 2018 perante mais de 10.000 espectadores no Arena Stožice, em Ljubljana, na Eslovénia.

A equipa de Jorge Braz entrou a pressionar e ganhou vantagem ainda no primeiro minuto, Ricardinho recuperou a bola e bateu Paco Sedano, foi o sétimo golo do melhor jogador do mundo nesta edição da prova. 

Portugal defendeu de forma muito solidária e controlou os ataques espanhóis, Ricardinho esteve perto de bisar a meio da primeira parte com um remate a 25 metros da baliza, Sedano desviou com a ponta dos dedos.

Pola foi o primeiro a testar André Sousa, mas o guarda-redes português mostrou qualidades e impediu o empate a cinco minutos do intervalo. Portugal atingiu pouco depois a quinta falta e a Espanha aproveitou para empatar a um minuto do intervalo. Tolrà tabelou com Lin e desviou com classe para a baliza.

André Coelho voltou a estar em destaque ao levar a bola a embater na trave espanhola aos 25 minutos e pouco depois Miguelín respondeu na mesma moeda com um disparo ao poste de Portugal. A meio da primeira parte Sedano brilhou a grande altura ao negar o golo a Fábio Cecílio e a Ricardinho na mesma jogada.

Os espanhóis passaram para a frente a oito minutos do final, Miguelín marcou um livre e Lin surgiu a emendar ao segundo poste. Portugal atingiu as cinco faltas e a cinco minutos do final Miguelín acertou com estrondo na trave na marcação de um livre de dez metros. Sedano foi a grande figura da final, o veterano guarda-redes espanhol negou o empate a Ricardinho. 

Portugal arriscou o guarda-redes avançado no final do encontro e foi recompensado a menos de dois minutos do final. Pedro Cary assistiu Bruno Coelho que colocou o marcador em 2-2 e forçou o prolongamento. 

Nenhuma das equipas arriscou na primeira parte do prolongamento, com as jogadas de perigo a serem repartidas. Após a pausa, Bebe ainda rematou ao poste da baliza portuguesa, mas a Espanha também atingiu as cinco faltas e, num livre de 10 metros, Bruno Coelho bateu Sedano e deu o título Europeu a Portugal.

Vídeos



Nun’Álvares/IESFafe "É um clube diferente, unido e que movimenta centenas de pessoas.”
Bastidores da Final 8 da Taça de Portugal | “No coração do futsal”
Meia-Final | Super Liga Russa | 15:00h | Tyumen - Sibiryak
Meia-Final | Super Liga Russa | 14:30h | Gazprom-Yugra - Sinara
Os melhores golos dos Quartos de Final, Jogo 1, da Liga SportZone
Calendário das partidas do Fim de Semana
Sparta Belfast vence Taça na Irlanda do Norte
Miguel Albuquerque "O Nuno, é o rosto da liderança deste projeto"
Os melhores golos da Final Eight da Taça de Portugal
Os melhores golos da Taça de Portugal Feminina