Figura da Jornada 1 da Segunda Fase - Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Futsal Feminino



Começou este fim-de-semana a 2ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal Feminino, sendo que apenas se disputaram jogos da Fase de Apuramento da equipa que sairá campeã desta edição, sendo agora altura de falar de quem mais se destacou nesta jornada.

O Quinta dos Lombos recebeu o Golpilheira. 3º e 4º classificados da Zona Sul na primeira fase, procuravam começar a pontuar na primeira jornada, num jogo que se previa muito equilibrado. Levou a melhor o Golpilheira que venceu por 1-3, numa lição de eficácia. O jogo ficou marcado por bons golos, destacando-se o de Ana Rita Rodrigues, tento de honra das caseiras.

Já o Santa Luzia que foi a ultima equipa a garantir o acesso a esta fase, recebia as campeãs nacionais do Benfica, num jogo que se previa de dificuldade extrema para as vianenses, algo que se comprovou em campo. O Benfica acabou por golear por uns expressivos 0-7, num jogo onde Ana Alves, Sara Ferreira e Inês Fernandes se destacaram com um bis cada.

Já em Fafe jogava-se o Nun’Álvares/IESFafe-Novasemente/Cavalinho. Jogo que começou da pior forma com Suka a ser deslocada para o hospital nosmomentos iniciais da partida. Quanto ao jogo em si, vitória do conjunto de Espinho por 1-4, com destaque para o bis de Lídia que inaugurou o marcador e marcou o 1-3, dando na altura maior confortabilidade no jogo à sua equipa.

Para ultimo, como costume, o jogo da Figura da Jornada. Apesar de nesta fase não existirem jogos fracos, este era certamente o jogo da Jornada, colocando frente a frente no Paz e Amizade, o conjunto do Sporting e do Vermoim.
O jogo foi intenso, com reviravoltas, e 12 golos no total, sendo que a vitória sorriu às leoas por oito bolas a quatro. Dos 12 golos marcados, 11 dividiram-se por 4 jogadoras, sendo todas elas merecedoras de destaque. Do lado do Vermoim a capitã Ana Azevedo marcou 3 dos 4 golos da sua equipa e no conjunto leonino, a capitã Débora Queiroz não quis ficar atrás sendo também ela protagonista de um hat-trick, Cátia Morgado bisou e Taninha fez também o seu hat-trick, com golos e assistências em momentos importantes do jogo, sendo assim desta feita a grande figura desta 1ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal Feminino.

Como costume, estivemos à conversa com a jovem leoa, a quem deixámos 4 perguntas:

Vitória importante na primeira jornada desta 2ª Fase do Campeonato Nacional, com a Tânia a fazer um hat-trick com golos em momentos importantes. O primeiro a dar o 3-2 consumando nova reviravolta, a marcar o 6-3 num momento muito importante onde em 3 minutos o Sporting fez 3 golos e a fazer o 8-4 logo após a Ana Azevedo ter reduzido numa altura onde o Vermoim ainda podia colocar pressão no encontro. Como descreve os golos e o que sentiu em cada um desses momentos?

Era importante começar a 2ª fase a ganhar, sabíamos que iríamos encontrar pela frente uma equipa fortíssima e candidata ao título. Os golos apareceram numa altura que o jogo estava com uma intensidade alta, fiquei feliz por marcar mas o foco total era a conquista dos 3 pontos e felizmente que conseguimos. Preparamo-nos bem e o trabalho que realizamos durante a semana refletiu-se naquilo que produzimos no jogo.

 

A Tânia tem sofrido com algumas lesões esta temporada, que a afastaram da quadra em alguns jogos. Já se sente a 100 % para ajudar a equipa a atingir os seus objetivos? Quais os objetivos do Sporting e da Taninha para esta 2a Fase?

Sim, infelizmente tive alguns problemas com lesões durante esta época mas nada de grave! Começo esta segunda fase a 100% a nível físico e por isso espero conseguir estar a um nível elevado! Jogar no Sporting é uma responsabilidade e neste clube cultiva-se o espírito de vitória, aqui todas nos sabemos que o objetivo passa por ganhar todas as competições, estamos todas focadas nesse objetivo, individualmente espero poder dar o meu contributo, como todas as minhas colegas!

 

Esta é a sua segunda temporada no Sporting e tem mostrado uma grande evolução desde que chegou até aos dias de hoje. mas ainda não soma nenhuma internacionalização. Sente que esse dia está cada vez mais perto? É o seu grande objetivo?

Quem leva o futsal a sério, tem sempre como objetivo chegar ao topo, e por isso poder chegar à seleção é um objetivo, mas não uma obsessão! Quando o selecionador entender que poderei dar o meu contributo estarei disponível, até lá vou trabalhar como sempre fiz para melhorar!


A Tânia tem ídolos? Quais e porquê?

Os meus ídolos são todos aqueles que em todos os momentos me ensinam ou transmitem algo que me ajuda a melhorar!


FOTO: CARLOS ALVES                                                                                                                                                                       

   E para ti quem foi a figura da jornada? Usa os comentários para dar a tua opinião.


Vídeos
Tunha em entrevista ao programa da RTP
Taça do Rei de Espanha | Live | 19:30h | Movistar Inter - FC Barcelona Lassa
Taça do Rei de Espanha | Live | 19:00h | Ríos Renovables Zaragoza - Jaén Paraíso Interior FS
Live | Taça da Rússia | Partido Comunista - Gazprom Ugra
Ricardinho: "Levar esse troféu para Portugal"
Pedro Cary: "Sabemos que é o principal palco"
Venâncio Lopez: "A nível mental a equipa está muito bem"
Tunha: "Muito orgulho pelo trabalho que tem sido feito"
Vítor Hugo: "Sabemos da potência que está do outro lado"
Márcio: "uma experiência única"