Figura da Jornada 14 do Campeonato Nacional de Futsal Feminino



Chegámos ao fim desta primeira fase do Campeonato Nacional. Após 14 excelentes jornadas é hora de começar a pensar na Segunda Fase, mas antes de tal, falta ainda falarmos de quem mais se destacou nesta 14ª e ultima jornada da 1ª Fase.

Começando pela Zona Sul, o Venda da Luísa voltou a vencer. Bom final de fase do conjunto de Condeixa a deixar bons indicadores para a fase que se aproxima. Desta vez o conjunto derrotado foi o Povoense, que vinha também de um grande momento, mas que na visita ao Venda da Luísa, não foi alem de uma derrota por 3-2. Destaque para Vera Tinoco a bisar, com dois golos bastante importantes nesta vitória.

Quem também venceu foi o Benfica, alcançando o pleno, mas com muita dificuldade ao vencer apenas por 3-4 na deslocação a Golpilheira. Destaque para Sara Ferreira autora dos dois golos que empataram o jogo a 2 quando o Golpilheira vencia por 2-0, e que lhe garantiram o topo da tabela de marcadoras da sua zona, juntamente com Janice (Benfica) e Queiroz (Sporting)

Já a Quinta dos Lombos não foi alem de um empate na receção á AAU Évora. As caseiras ainda estiveram a vencer por 2-0 graças ao bis de Junior, mas a AAUE garantiu o empate nos últimos cinco minutos de jogo.

Já na Zona Norte, o Novasemente venceu por 1-2 na deslocação a Chaves e garantiu o 1º lugar nesta fase, deixando o Vermoim no segundo posto. Este mesmo conjunto do Vermoim, venceu por 4-0 na receção ao Penaguião, com dois bises das suspeitas do costume, Ana Azevedo e Carla Vanessa, que ao bisarem isolaram-se ainda mais na tabela de marcadoras da Zona Norte com 19 golos cada.

Por ultimo, também na Zona Norte, o jogo da grande Figura desta Jornada. Em Gondomar tínhamos jogo decisivo. O EDC Gondomar recebia o Santa Luzia e quem vencesse passava à Zona de Apuramento de Campeão nesta segunda fase. Destaque para 2 jogadoras da equipa de fora. A capitã Dani que esteve presente em 3 dos 5 golos com 3 assistências, e aquela que foi para nós a grande figura da jornada, Joana Neves. A jovem jogadora do Santa Luzia fez para alem de uma assistência, dois golos bastante importantes na partida, sendo figura decisiva nesta vitória e merecedora deste destaque nesta semana.

Como tal, estivemos à conversa com Joana Neves:

Dois golos bastante importantes, o primeiro a resultar no 1-3 que deu alguma margem ao Santa Luzia e o segundo a dar o 3-5 final, pouco depois do Gondomar ter reduzido para 3-4 e relançado o jogo. O que sentiu em cada um desses momentos?

Foi uma vitória muito importante, era um jogo de tudo ou nada. Fiquei mesmo muito feliz por ter conseguido contribuir com 2 golos. Além da vitória era um objetivo da equipa conseguir passar à fase de campeão.

 

Quais os objetivos da Joana e do Santa Luzia para esta segunda fase do Campeonato Nacional?

Os meus objetivos individuais é trabalhar cada dia mais e mais para ajudar a equipa a estar ao mais alto nível.

Em relação aos objetivos coletivos é conseguir o melhor possível, vamos encarar cada jogo como uma final.

 

A Joana tem apenas 20 anos, mas conta já com, salvo erro, 7 temporadas como sénior, tendo assim um misto de juventude e de experiencia. Ainda assim, apesar de algumas épocas ao mais alto nível, ainda não conseguiu uma chamada à seleção nacional. Esse é um dos seus objetivos a curto prazo?

Sim é, sempre foi. É um objetivo que me anda a escapar à muito tempo, mas não vou desistir, vou continuar a trabalhar porque com trabalho tudo se consegue.

 

A Joana tem ídolos? Quais são e porquê?

Sim tenho, a Pisko. Sempre foi uma referência, para mim é das melhores jogadoras do mundo. Tive o prazer de poder jogar ao lado dela, na qual ela me ajudou a evoluir muito, sempre me deu muitos conselhos. É uma jogadora com uma qualidade incrível, muito boa tecnicamente, como taticamente. Além disso é uma pessoa muito humilde, sempre pronta para ajudar.


E para ti quem foi a figura da jornada? Usa os comentários para dar a tua opinião.



Vídeos



Nun’Álvares/IESFafe "É um clube diferente, unido e que movimenta centenas de pessoas.”
Bastidores da Final 8 da Taça de Portugal | “No coração do futsal”
Meia-Final | Super Liga Russa | 15:00h | Tyumen - Sibiryak
Meia-Final | Super Liga Russa | 14:30h | Gazprom-Yugra - Sinara
Os melhores golos dos Quartos de Final, Jogo 1, da Liga SportZone
Calendário das partidas do Fim de Semana
Sparta Belfast vence Taça na Irlanda do Norte
Miguel Albuquerque "O Nuno, é o rosto da liderança deste projeto"
Os melhores golos da Final Eight da Taça de Portugal
Os melhores golos da Taça de Portugal Feminina