Figura da Jornada 10 do Campeonato Nacional de Futsal Feminino



Realizou-se no passado fim de semana a 10º Jornada do Campeonato Nacional de Futsal Feminino, faltando assim apenas 4 para o final desta primeira fase.

Na Zona Norte, ainda com muito para decidir quanto à passagem para a Zona de Apuramento de Campeão, quem já garantiu a presença foi o Vermoim e o Novasemente com as vitorias nos respetivos jogos. Ficam assim duas vagas por disputar, sendo que matematicamente, apenas o Penaguião está neste momento afastado das mesmas.

Começando mesmo por aí, o Penaguião recebeu e foi goleado pelo Novasemente por 1-9. Nancy bisou, mas foi mesmo a jovem Carol que mais se destacou com um hat-trick, um a inaugurar o placar outros dois a fechar o mesmo, num jogo que ficou marcado pelo regresso de Sara Wallace à titularidade após a recuperação de uma lesão que impossibilitou a internacional portuguesa de jogar nos últimos tempos.

Já o primeiro classificado Vermoim, teve de se empenhar para levar por vencido o conjunto do Nun’Alvares. Um Bis de Cátia Balona e outro de Carla Vanessa foram essenciais num jogo disputado até ao ultimo segundo onde conseguiram uma vitória por 5-4.

Também na Zona Norte, o Santa Luzia venceu o Povoa Futsal por 5-2 num jogo onde Francisca Abreu bisou e deu o mote para uma vitoria tranquila do conjunto vianense, que ao ganhar sabia já que ia aproveitar para fugir a pelo menos um dos clubes perseguidores sendo que o Gondomar recebeu o Chaves. Foi mesmo o Chaves que se distanciou ao sair derrotado de Gondomar, por 4-2. Jogo bastante disputado, e que se encontrava empatado a 3 minutos do fim, até que Nani Alves, a figura do jogo, que já tinha marcado na primeira parte, marcou 2 golos em 2 minutos e completou o hat-trick dando assim a vitória à sua equipa.

Já na Zona Sul o Golpilheira venceu por 6-2 o Venda da Luísa. Irina Araújo e Sarina Santos bisaram para as caseiras, sendo que Carina Coelho foi a marcadora de serviço do conjunto de Condeixa marcando os dois golos da sua equipa, que apesar da derrota se mantem na penúltima posição tendo em conta que a AAUE recebeu e venceu o Povoense por 4-1.

O Quinta dos Lombos recebeu e venceu o Arneiros num jogo que sendo complicado, era de muita importância para ambas as equipas. O Arneiros para poder continuar a sonhar com o Apuramento para Zona de Campeão, e a Quinta dos Lombos para ganhar pontos para tornar cada vez mais certo esse apuramento. Joana Meira, a capitã do conjunto caseiro, mostrou a grande forma em que se apresenta ao completar um bis que garantiu a vitória por 2-1, e a coloca a par com Janice no topo da tabela de goleadoras da sua Zona.

Para ultimo deixamos aquele que era visto como o grande jogo desta jornada e onde encontramos a Figura da mesma.

O Benfica recebeu e venceu por uns expressivos 4-0 o Sporting no “dérbi dos dérbis”. Destaque para a reforço Cláudia Lobo, que marcou o Segundo e assistiu Fifó para o ultimo.

A figura da jornada e deste encontro para a Zona Técnica foi mesmo Fifó. A jovem internacional portuguesa provou que não é uma promessa mas sim uma confirmação do futsal feminino nacional, com uma exelente exibição que culminou com o primeiro golo do encontro a desbloquear o mesmo, e com o ultimo, numa jogada começada pela própria Fifó e que após tabelar com as suas colegas acabou o lance da melhor forma.

Como costume, estivemos à conversa com a Figura da Jornada a quem deixámos algumas perguntas:

Jogo coletivamente bem conseguido com a Fifó a ser figura de destaque ao marcar a 2 minutos do intervalo o golo que desbloqueia o marcador e ao marcar também a 2 minutos do final aquele que foi o 4-0 que tirou qualquer duvida que ainda pudesse existir sobre o resultado numa jogada que começa nos seus pés e acaba com um golo seu. Qual a sensação que sentiu em cada um destes importantes golos para mais uma vitória?

Foi uma grande vitória, perante um adversário muito difícil. Fizemos um excelente jogo coletivo e individualmente estivemos bem também. Fiquei muito feliz por ter conseguido contribuir com 2 golos, não escondendo que tem sempre um sabor especial marcar nestes jogos, derbys são derbys e são para ganhar, mas claro que o mais importante no fim de tudo são sempre os 3 pontos. Também tivemos muito apoio da bancada o que nos ajudou bastante.

Quais os objetivos individuais da Fifó e os objetivos do Benfica para o que resta da época?

Os meus objetivos individuais é conseguir superar-me a cada dia que passa, fazendo melhor e estando sempre melhor a todos os momentos para poder dar o meu melhor contributo à equipa, conseguindo evoluir sempre mais.

Os objetivos do Benfica para o que resta da época é fazer igual ou melhor, se possível, à época anterior. Conquistar todos os títulos em disputa visto que este ano teremos a Champions que será mais um título em disputa para nós, e seria importante ganhá-lo também. Já o conseguimos fazer na Supertaça e na taça de honra de Lisboa, faltando o resto das competições que ainda estamos inseridas.

É já presença habitual nas convocatórias da Seleção Sénior, mas a sua idade permite que entre nas contas também das seleções jovens. No próximo ano em Buenos Aires será a estreia do futsal nos Jogos Olímpicos da Juventude, e em 2019 o primeiro Women’s Futsal Euro. Não se sabendo ainda se a seleção feminina será a escolhida para o primeiro, e não se tendo ainda realizado o apuramento para o segundo, espera estar presente em ambos? Até onde pode Portugal chegar nessas competições?

É claro que espero estar presente em ambos. Não é todos os dias que temos uma oportunidade destas, ainda para mais a representar a nossa seleção.

Portugal pode chegar até onde quiser, não somos inferiores a ninguém, aliás acho que as competições que temos estado inseridas tanto pelas sub18 como pelas AA têm demonstrado isso. Existe muita qualidade nos escalões jovens e na equipa principal também, a qualidade está lá, só falta fazer a diferença e deixar Portugal o melhor possível classificado.

De onde vem a alcunha Fifó?

A alcunha Fifó por incrível que pareça vem do nome “Sofia”, desde pequena sempre me chamaram de Fifó e então ficou Fifó para os mais chegados. Hoje em dia são raras as pessoas que não me tratam por Fifó, já é hábito e admito que gosto bastante da alcunha.

Tem algum ídolo? Quem são e Porquê?

Tenho. Para mim os meus “ídolos” são as pessoas que trabalham comigo dia a dia e me ajudam a ser melhor. Tanto treinadores como jogadoras que já trabalharam ou trabalham comigo neste momento, só tenho a agradecer o “pouco” de sabedoria que cada um(a) passa para mim. Também tenho como ídolos as pessoas que mais me apoiam, que são a minha família, estão sempre presentes.

 

E para ti quem foi a figura da jornada? Usa os comentários para dar a tua opinião.

 


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade