Danielle Oliveira: "Tenho muito orgulho em vestir a camisola das Quinas.”



A Seleção Nacional de Futsal Feminino encontra-se em estágio no Rio Maior com vista a preparação para o Torneio de 4 Nações, prova que vai servir também como preparação para a Fase de Qualificação do primeiro Women’s Futsal Euro que se realizará em 2019.

Nesse efeito a Zona Técnica entrevistou Danielle Oliveira, a jogadora do Santa Luzia mais conhecida por Dani, é aos 21 anos uma das caras mais recentes do grupo de trabalho da seleção lusa.

Vamos por partes, Danielle Alves Oliveira nasceu em Minas Gerais no Brasil a 21 de Setembro de 1996, mas com apenas 9 anos mudou-se para Santa Maria da Feira em Portugal. Questionada sobre a facilidade de aceitar esta convocatória e se neste momento se sentia mais Portuguesa que Brasileira, a jovem jogadora revelou que “Apesar de ter "raízes brasileiras", neste momento sinto-me, sem dúvida, mais portuguesa do que brasileira. Portugal foi o país que me acolheu no mundo do futsal e é um privilégio poder estar presente nesta Seleção. Tenho muito orgulho em vestir a camisola das Quinas.”

Dani teve as suas primeiras aparições no futsal federado em 2009/10, com 14 anos, ao serviço do Lusitânia de Lourosa, tendo-se mudado em 2013/14 para o Santa Luzia, clube onde atua atualmente no Campeonato Nacional. Apesar da formação Vianense ser uma equipa bastante equilibrada e que vale pelo coletivo, existem algumas jogadoras a destacar-se individualmente, como Danielle ou Leninha, e esse destaque valeu a Dani estas primeiras chamadas á Seleção Nacional. Tendo uma carreira centrada entre Lusitânia e Santa Luzia, Dani acaba por ser uma desconhecida para os que não seguem muito o futsal feminino, algo que nos levou a pedir à mesma que se caracterizasse como jogadora. Dani é, segundo a opinião da mesma: “uma jogadora muito rápida e que joga para o coletivo. Mas ainda tenho muito para aprender e melhorar”.

 Chegamos então ao que nos levou ao contacto com a jogadora, as convocatórias para seleção. Dani recebeu a sua primeira convocatória já esta temporada, tendo apenas 2 internacionalizações, ambas em amigáveis contra a Espanha, a 10 e 11 de Outubro. Questionada sobre a sua preparação para os jogos que se aproximam a jogadora respondeu o seguinte: “Não sei dizer se estou preparada ou não. Neste momento, o mais importante é trabalhar todos os dias para chegar ao torneio na melhor forma possível. Espero que este torneio corra bem e tudo farei para merecer novas chamadas à Seleção“.

Já quanto ao desejo de continuar a ver o seu nome em convocatórias futuras de uma forma consecutiva, Danielle não tem duvidas e admite: “Quero muito estar presente noutras competições, sabendo que a próxima época será especial para a equipa, pois vamos disputar a qualificação para o primeiro Europeu feminino de futsal da UEFA.”

Após falarmos um pouco do passado e do presente da jogadora, acabámos a entrevista com uma pequena pergunta sobre o futuro, mais precisamente a participação no Primeiro Europeu de Futsal Feminino. Confrontada com a questão de até onde pode chegar Portugal neste Europeu, a jovem internacional lusa mostrou-se com os pés bem assentes na terra e respondeu que “A nossa Seleção entra em todos os jogos para ganhar. É com esse espírito que vamos disputar a qualificação para o Europeu. Ainda é prematuro falarmos sobre metas para a fase final, onde estarão as melhores seleções e as jogadoras mais fortes da Europa. Se chegarmos lá, como pretendemos, vamos trabalhar para nos apresentarmos ao mais alto nível e superarmos todas as dificuldades”.

Recorde-se que Portugal estará entre os dias 7 e 10 de Dezembro no Torneio Europeu 4 Nações em Guadalajara, onde estarão presentes para alem da seleção Portuguesa e da Seleção da casa (Espanhola), as seleções de Itália e da Rússia, nesta que será a primeira participação de Dani num torneio, ela que esteve presente nas ultimas três convocatórias, e adivinha-se que possa ser presença regular em futuras convocatórias.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade