ZT - Para quem não o conhece quem é o Filipe e como aparece o Futsal na sua vida? 

FM - O futsal sempre esteve na minha vida já que o meu pai sempre esteve ligado ao futebol de salão(GD Praia-Mar) e também  no futsal(Real Clube Senhorense), portanto é de família 

 

ZT - Fale-nos um pouco do seu percurso no futsal até chegar ao Módicus?

FM - Comecei no Real Clube Senhorense, depois fui fazer um estágio ao Mocidade da Arrábida e o Mister Mesquita pedir-me para "aquecer" os guarda-redes e a paixão pelo treino específico começou aí. Depois estive no Rio Ave , Nogueirense Futsal, Juvenorte, Caxinas, Póvoa Futsal, novamente Rio Ave, onde fomos campeões nacionais da 2ªDivisao e Modicus. 

 

ZT - Como define o seu guarda-redes ideal?

FM - Não tenho um modelo de guarda-redes definido, até porque já trabalhei com Guarda-Redes completamente distintos. O que interessa é que no pouco tempo que trabalhamos eles o façam no limite e com uma grande entrega. 

 

ZT - O procura trabalhar para tornar os seus guarda-redes melhores?

Todos os aspetos são trabalhados, técnicos, táticos, físicos, psicológicos, é certo que uns mais do que outros, depende de cada Guarda-Redes.  

 

ZT - Como é trabalhar com os Guarda-Redes do Módicus? 

FM - É sempre bom trabalhar com guarda-redes de muita qualidade, que se dedicam ao treino e acreditam na qualidade do trabalho realizado. É sem duvida um grande passo para o sucesso. 

 

ZT -  Foi recentemente eleito por um site sobre guarda-redes o melhor treinador da Liga SportZone, que comentário faz a este prémio?

FM - Sim, treinador do ano 2015, é um reconhecimento de quem aprecia o trabalho que tenho vindo a fazer. Como nunca ganhei nada nem tenho um vasto currículo é óbvio que este tipo de reconhecimento é deveras importante e motivante para a minha evolução enquanto treinador. O prémio poderia ser para qualquer um dos nomeados, todos têm grande qualidade e ainda bem, precisávamos de muitos mais. 

 

ZT -  Nas redes sociais tem aparecido muitos exercicios seus de partilha do seu trabalho, acha que com essa partilha poderão aparecer novas ideias no treino de Guarda-Redes?

FM - Sim sem duvida, esta nova geração à qual eu pertenço vai sem duvida fazer evoluir ainda mais o treino, partilho os meus vídeos porque existe uma enorme procura e espero com isso despertar a atenção de muitos treinadores para o trabalho de guarda-redes. Já há alguns jovens que querem ser treinadores de guarda-redes e isso é muito bom. 

 

ZT - Nos colóquios e nas ações de formação pouco se fala deste trabalho tão especifico, o que falta para o treino de guarda-redes ser mais reconhecido?

FM - O que falta é os treinadores investirem na equipa técnica integrando o treinador de guarda-redes. Cada vez mais jogos se decidem nos Guarda-Redes e os mesmos no final de cada época dão muitos pontos. Temos de entender isso e perceber que o caminho é esse, as formações como é óbvio fazem falta porque proporcionam uma reunião de pessoas que se interessam pelo treino específico. 

 

ZT - Planos para o Futuro?

FM - Chegarei ate onde puder, a minha aposta de sempre foi e será chegar ao nível mais alto possível como treinador de guarda-redes. Como se costuma dizer o céu é o limite. 

 

ZT -  Que conselhos daria a um jovem que quer ser guarda-redes de futsal e a um jovem que pretende ser treinador de guarda-redes ?

FM - Ao que quer ser treinador aconselho a procurar um treinador com mais experiência de forma a conseguir aprender o mais possível e trabalhar na formação que neste momento é o nosso calcanhar de Aquiles. Cada vez mais temos de investir na formação, existem miúdos de muita qualidade que têm de ser aproveitados, mas sem treinar estão entregues ao destino.

Aos que querem ser guarda-redes têm de começar o mais cedo possível para passarem por todas as fases da formação, procurando um cube que tenha na estrutura um treinador pra eles,  mas passar da teoria à pratica ainda ha um longo caminho a percorrer. Estamos cá para mudar isso, ou tentar pelo menos. 

 

Nome completo: 

Filipe André Reis Monteiro. 

 

Jogo mais marcante pela positiva: 

O jogo em que nos tornamos campeões nacionais da segunda divisão no Rio Ave juntamente com o que nos apuramos para as meias finais da taça da liga contra o Braga. 

 

Jogo mais marcante pela negativa

Infelizmente o jogo em casa do Leões de Porto salvo em que o Fábio Lima se lesionou com gravidade 

 

Melhor Guarda-Redes com quem já trabalhou ou que o tenha marcado mais: 

Como devem entender é-me difícil responder a esse pergunta porque já tive a felicidade de trabalhar com Guarda-Redes de muita qualidade e internacionais. Mas fica aqui uma palavra para o Alex, guarda-Redes do Póvoa Futsal, que é um senhor e que me ajudou imenso no Rio Ave quando eu ainda era um miúdo, sem duvida que um excelente Profissional. 

 

Melhor guarda-redes que foi seu adversário:

Arriscaria dizer Marcão, entre outros. 

 

Melhor Guarda-Redes de todos os tempos: 

Não o vi jogar mas dizem que foi o França. 

 

Melhor Guarda-Redes da actualidade: 

Os MEUS para mim são sempre os melhores (risos), português neste momento Vítor Hugo, merece o lugar na selecção. 

 

Episódio curioso da sua carreira que nos queira contar: 

Fomos jogar ao Sporting e eles já não perdiam há muitos jogos, fomos massacrados o jogo todo, nos poucos remates que fizemos conseguimos fazer 2 golos( Renato e Paulo Leite), no final tivemos um 10 metros a nosso favor e quem foi marcar?? Vítor Hugo que esteve no banco o jogo todo e que era Guarda-Redes do Benfica na época anterior. Fez golo e felizmente vencemos, foi um milagre. (Risos)

 

Uma mensagem para os leitores da nossa página e para os fãs do Filipe e do Módicus

Sem dúvida uma página que ajuda e muito a divulgação do nosso futsal, agradecer aos quase 3000 que me seguem na minha página o que demonstra um enorme interesse pela área e quanto aos sócios e simpatizantes do Modicus espero que nos continuem a apoiar e podem contar com entrega total dos jogadores em todos os jogos. Temos uma equipa técnica muito competente e os resultados estão à vista. Final-Eight da taça da liga e taça de Portugal e os play-off à vista. Melhor era impossível.

Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade