A segunda edição da Taça da Liga de Futsal (cuja edição de estreia na época transata foi ganha pelo Sporting Clube de Portugal) disputa-se a partir de amanhã dia 23 de Fevereiro em Gondomar e reúne os oito primeiros classificados da Liga Sport Zone no final da primeira volta do campeonato (como curiosidade e após as primeiras cinco jornadas da segunda volta se mantêm no top-8 da classificação).

Em formato igual á Taça de Portugal, esta Final Eight terá os quartos de final disputados na 5ª feira, meias finais no sábado e a final da competição no domingo pelas 17h30h, com todos os jogos a serem televisionados facto que confirma a projeção mediática da modalidade, não que o profissionalismo aparente da mesma tenha acompanhado esse mediatismo que os meios televisivos poderiam proporcionar.

Com Sporting CP e SL Benfica em lados diferentes do definido no sorteio, quase por unanimidade que se espera uma final entre os eternos rivais que dominam a modalidade ano após ano (realce apenas para a Taça de Portugal conquistada pela AD Fundão da qual já distam praticamente três anos) e cuja décalage competitiva tem sido tendencialmente agravada com o reforço de meios disponíveis por estas duas equipas comparativamente com as demais do Futsal Português.

O SL Benfica terá a oportunidade de vingar o afastamento da época transata aos pés da AD Fundão em mais um confronto de Joel Rocha com a “sua” AD Fundão liderada agora por Bruno Travassos que depois de ser “afastado” no final da época voltou com energia redobrada depois de umas primeiras jornadas fastidiosas da AD Fundão que teimava arrancar sob a orientação de Adil Amarante, mas que o Carpinheirense soube moldar á sua imagem e tem feito uma recuperação notável no campeonato. O SL Benfica parte como favorito, e depois da última jornada em Braga os níveis de confiança serão difíceis de contrariar até á final seja pela AD Fundão, seja pelo confronto seguinte em que cruzam com o vencedor do jogo Belenenses x Futsal Azeméis.

Belenenses a fazer uma época que contrasta em muito com a paupérrima época anterior (no final de 16 jornadas já tinha os mesmos pontos que na época transata em 26 jornadas o que mostra bem essas diferenças) com um plantel renovado e de muita qualidade ao serviço de Carlos Teixeira em terceiro lugar da Liga Sport Zone (em igualdade pontual com Braga AUM e Modicus Sandim) defronta a equipa de Azeméis que tem vindo paulatinamente a reforçar o seu plantel o que lhe permitiu um salto qualitativo muito grande desde o inicio da temporada (onde ao final da sétima jornada estava em posição débil na tabela com apenas quatro pontos). O horário do jogo (11h da manhã de uma quinta feira) afastará a melhor claque do Futsal Português com a exceção dos rivais Lisbonenses (que me perdoem os adeptos do Portimonense) e que muito tem ajudado a levar a equipa a somar pontos, e esse é um ponto que joga a favor da equipa de Belém. Duas equipas de muita qualidade, com muitas referências experientes e cujo resultado será muito equilibrado (como demonstra o empate na primeira volta e a vitória in extremis do Belenenses no passado fim de semana em Oliveira de Azeméis).

A fazer uma época limpa, ou seja, sem derrotas na Liga Sport Zone (apenas com a mancha da Supertaça no caminho), o Sporting CP terá um teste mais difícil que o seu arquirrival para chegar as meias-finais e a uma eventual final. A equipa de Nuno Dias defronta o Braga AUM de Paulo Tavares em mais um reencontro desta dupla que como sabemos trabalhou em conjunto na Rússia e cujos métodos de trabalho, modelo de jogo, ideias e conceções são mutuamente conhecidos pelos dois protagonistas. O melhor plantel de sempre do Futsal Português mora nos verde e brancos, e terá de ser o jogo perfeito dos minhotos para conseguirem seguir em frente e ainda um jogo menos bom do Sporting CP. Se o Sporting se apresenta na máxima força, o Braga AUM não poderá contar com o melhor GR Português da atualidade Vitor Hugo, e essa pode ser uma pedra no sapato de Paulo Tavares neste encontro, sendo que sem Vitor Hugo a diferença para os “grandes” acentuou-se um pouco.

Modicus Sandim é uma das equipas que tem brilhado na Liga Sport Zone. Os reforços Fabinho e Tiago Soares vieram acrescentar ainda mais qualidade ao plantel sob a batuta eximia e profícua de Emídio Rodrigues que o tem de forma muito inteligente e se encontra em igualdade pontual com Braga AUM e Belenenses na luta pelo terceiro lugar da Liga Sport Zone. Tem pela frente a equipa dos Leões de Porto Salvo liderados por Kitó Ferreira que vêm da pior série de resultados da temporada após a eliminação da Taça de Portugal e duas derrotas para a Liga Sport Zone, e que podem ter nesta competição uma boa oportunidade de relançar o que resta da temporada, e se há plantel capaz de surpreender um adversário esse é o do Leões de Porto Salvo. Tendencialmente favoritismo para Modicus Sandim pelo que tem sido o trajeto desde o inicio da temporada, mas não esquecendo a juventude e irreverência de alguns jogadores da equipa Oeirense que podem a qualquer momento decidir um jogo num rasgo individual.

Se numa final tivermos os rivais de Lisboa não será surpresa para ninguém, e é essa a minha antevisão, pois independentemente da qualidade dos jogadores e treinadores que se irão defrontar (e ela existe em abundância), a diferença entre estas duas equipas e as restantes (semi-profissionais ou literalmente amadoras) ao contrário do que muitos apregoam, é cada vez maior e enquanto assim for, os adeptos e os media terão aquilo que sempre procuraram, a futebolização da modalidade trazendo para o Futsal a rivalidade do desporto rei em Portugal, com tudo o que isso tem de bom (e tem muitas virtudes) mas também de mau (haja alguém que o assuma). E numa final Sporting CP contra SL Benfica, tudo pode literalmente acontecer independentemente de momentos de forma, de jogadores lesionados, castigados, etc. Favoritismo? Sporting CP pelo caminho da época e pelo plantel à disposição de Nuno Dias, ainda que a melhoria de forma de equipa orientada por Joel Rocha tem sido notória, nomeadamente no jogo da jornada anterior em Braga.

Que vença o melhor, e que no final, o Futsal saia engrandecido, cativante e seja vencida mais uma batalha pela progressiva profissionalização da modalidade!

Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade